Centro Social Leão XIII completa 70 anos!

Centro Social Leão XIII completa 70 anos!

E dá um grande exemplo de solidariedade

Por Marisa De Lucia

Funcionando a todo vapor em prol das crianças, jovens e adultos da comunidade local, o Centro Social Leão XIII completa 70 anos neste mês de maio e conta com quatro creches (CEIs), um Centro para crianças e adolescentes, um Núcleo de Convivência do Idoso e um Telecentro, núcleo de inclusão digital para todas as idades.

Criado no dia 1º de maio de 1941 por Dona Edith Junqueira de Azevedo Marques, uma senhora da alta sociedade de São Paulo que tinha em mente ajudar as  pessoas com menos condições financeiras, o Centro Leão XIII tem como objetivo promover à comunidade assistida oportunidades de convivência familiar e colocação no mercado de trabalho, facilitando sua integração junto à sociedade.

Tudo começou quando Dona Edith, em visita à Vila Maria, notou que aquele bairro, cheio de morros, tinha um pessoal muito carente e passou a entregar sopão para uma grande parcela de moradores. Segundo Virginia, gerente de serviços do Núcleo de Convivência do Idoso, na ocasião ela conheceu dois jovens que queriam se casar, mas não tinha igreja por ali. “Pois Dona Edith conseguiu que fosse montado um altar no morro e que um padre fizesse o casamento dos dois ali mesmo”. De lá para cá, contou Virginia, aumenta cada vez mais o número de beneficiados pelo Centro Social Leão XIII.

As CEIs que funcionam até hoje começaram a ser fundadas quando Dona Edith percebeu que as operárias não tinham onde deixar suas crianças enquanto estavam no trabalho. Nas CEIs, onde são atendidas diariamente cerca de 648 crianças, busca-se promover seu desenvolvimento integral, colocando-as em contato com educação, saúde, esporte, arte e cultura, visando uma melhoria na qualidade de vida e resgate da cidadania. O mesmo que se trabalha com os jovens e os idosos assistidos.

Uma curiosidade é que o Centro Leão XIII foi criado no mesmo período do movimento da Encíclica “Rerum Novarum”, do Papa Leão XIII. Para os que não ainda sabem a Carta Encíclica do Papa Leão XIII foi a primeira manifestação aberta da Igreja no sentido de proteger os trabalhadores e suas organizações sindicais.

Hoje o Centro Social Leão XIII desenvolve seu trabalho em suas unidades, localizadas na Vila Maria e no Belém. Na sede, situada à Rua Santa Maria Goretti, nº 179, funciona a CEI Leão XIII, o Núcleo de Convivência do Idoso e o Telecentro, que atende mais de 2.000 pessoas por mês e tem como objetivo enriquecer o conhecimento com novas técnicas de informática. Já as demais CEIs têm prédio próprio. A CEI Vila Maria Alta fica na Rua Sobral Junior, 400 e a CEI Leãozinho na Rua Rodrigo de Menezes, 59.

O Centro para Crianças e Adolescentes, que atende diariamente 130 crianças de 06 a 14 anos e 11 meses, funciona na Rua Sargento Augustinho Ferreira, 729 e nele as crianças, além de receberem muito amor, respeito e orientação, participam de atividades lúdicas, jogos esportivos, coral e xadrez. A Oficina de Artesanato é desenvolvida semanalmente pelas voluntárias e no final do ano é realizado um Bazar Beneficente com as peças.

O Centro Leão XII realiza também eventos e festas culturais que promovem a confraternização entre todos. Além do convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o Centro conta com colaboradores e parceiros como Mesa Brasil, Fundo Social do Palácio do Governo e o comércio da região.

Na sede, são realizados ainda os seguintes atendimentos: missa dominical; aulas de catequese para as crianças da comunidade em geral; reza de terço de quarta-feira às 15h30; um Centro de Auxilio à Gestante com orientação nas áreas de saúde e higiene do bebê e doações de enxoval para recém-nascidos, realizado por voluntárias às terças-feiras das 14h às 16h e ainda o Centro de Apoio à Comunidade em Farmácia, sendo distribuídos medicamentos recebidos por doação de vários laboratórios, todas as terças-feiras das 14h às 16h, mediante apresentação de receita.

As doações e contribuições em dinheiro ou mantimentos, materiais de limpeza etc. podem ser feitas na sede, pelo telefone: (11) 2954-2176 ou por meio de depósito bancário: Banco Itaú (341) – Agência 0060 – Conta Corrente 54.120-8.

Matéria publicada na Revista ZN, número 114.
Acesse:  www.revistazn.com.br

Fonte: http://www.marisadelucia.com.br/notas.asp?iDCat=2&iDTxt=303

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *